Fundação 24/06/1920
Os irmãos Ferreira Branco ( Joaquim Branco e Zé Branco) fundadores do Sporting de Benguela zangaram – se e o outro veio fundar outro clube. como naquela altura o Sporting só era para brancos ele fundou o Sport Clube Portugal de Benguela, os Alvi e Negros ( ou seja junção das duas raças ).
Falando do palmares: foi 5 vezes campeão distrital: 1952; 59; 60; 61; e 64. Chegando a ser campeão provincial também em 1960 numa final com o Sporting de Luanda, onde ganhou por 1vs 0 na altura os Sousas, os Miau, os Valongos, foi o primeiro clube a chegar a uma final do Girabola em 1979 perdendo com o 1° de Agosto por 2vs 1
Antes da independência estás equipas continuaram, e ficaram os dois clubes com maior rivalidade em Benguela. Eram os dois maiores clubes na província de Benguela
Nestas coisas de rivalidade o grande Miau que jogou no Portugal de Benguela e que depois veio a treinar o Sporting de Benguela no dia 05 de outubro de 1974 num jogo entre estás Duas equipas: o Nacional a perder por 1vs 0 empata num golo de livre e o povo vira – se para o Miau e apupa tendo como consequência apanhado um Ataque Cardíaco que não resistiu.
Em 1973 passa a se chamar Nacional de Benguela.. quando surgiu o girabola.
Depois da independência ouve um decreto para eliminar todos os clubes. porque diziam que tinham raizes colônias.
Surge mais tarde por causa da reunião de vários jovens que jogavam na altura decidiram continuar a jogar e criaram algumas equipas como 14 de abril etc. e depois os antigos dirigentes do Nacional juntaram os jogadores do 14 de Abril para formar o Nacional.