Nesta quinta-feira, após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, o Egito venceu o anfitrião Camarões nos pênaltis por 3 a 1 e se classificou para a final da Copa Africana de Nações.

O adversário dos egípcios na decisão será o Senegal. A partida está marcada para domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Olembe, mesmo local do duelo da semifinal contra Camarões. O confronto promoverá o embate entre Mohamed Salah e Sadio Mané, companheiros no Liverpool.

Camarões, por outro lado, encara Burkina Faso no sábado, também às 16 horas, para a disputa do terceiro lugar, no Estádio Ahmadou Ahidjo.

A seleção camaronesa teve amplo domínio na primeira etapa. Com 56% de posse de bola e bom volume de jogo, a melhor chance da equipe aconteceu aos 18 minutos. Após cobrança de escanteio, Michael Ngadeu desviou de cabeça e viu a bola acertar o travessão dos egípcios.

No segundo tempo, Mohamed Salah desperdiçou grande chance aos 11 minutos. O astro aproveitou falha da defesa e disparou sozinho em direção ao gol. Porém, vacilou ao tentar driblar o goleiro e perdeu a posse. Sem gols nos 90 minutos iniciais, o jogo foi para a prorrogação.

Com a umidade do ar acima dos 90%, as equipes estavam nitidamente exaustas e não conseguiram alterar o placar. Dessa maneira, o finalista do campeonato foi decidido nos pênaltis.

Nas penalidades, Camarões desperdiçou três cobranças e perdeu por 3 a 1 para o Egito. Os anfitriões marcaram o primeiro com Aboubakar. Já Moukoudi e Siliki pararam no goleiro egípcio Gabaski. No quarto pênalti de Camarões, Njie mandou para fora. O Egito teve êxito nas três cobranças, com Zizou, Monem e Lasheen, se classificando, assim, para a grande final.

O post Egito vence Camarões nos pênaltis e decide título da Copa Africana com Senegal apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.