Nesta sexta-feira, a Colômbia recebeu o Peru pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Jogando no Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, o time da casa pressionou do começo ao fim, mas não conseguiu aproveitar as chances e sofreu um gol nos minutos finais da partida, perdendo por 1 a 0 para os peruanos.

A seleção colombiana pressionou durante toda a primeira etapa, criando boas chances, mas não conseguiu abrir o placar. A mesma tônica seguiu no segundo tempo, e a Colômbia chegou a finalizar 30 vezes na partida. Entretanto, quem fez o gol foi Edison Flores, do Peru, dando a vitória aos visitantes.

Com o placar, a Colômbia perde grande chance de ingressar no G4, zona de classificação direta para a Copa, e fica na sexta colocação, com 17 pontos. Já o Peru ultrapassa seu adversário e conquista a quarta posição das eliminatórias, com 20 pontos.

A Colômbia volta a campo na próxima terça-feira, para enfrentar a Argentina, fora de casa, às 20h30 (de Brasília), pela 16ª rodada. No mesmo dia, mas às 23 horas (de Brasília), o Peru recebe o Equador.

O jogo – O primeiro tempo já começou com a Colômbia no ataque. Logo no primeiro minuto de jogo, Falcão García recebeu passe de James Rodríguez e por pouco não abriu o placar. O Peru tentou esboçar uma reação na sequência, mas não levou perigo.

Assim, os colombianos seguiram pressionando e criaram oportunidades com Luis Díaz, James Rodríguez e Borré, que quase balançaram as redes. Em pleno domínio da partida, a seleção da casa passou perto novamente com Falcão García ao final do primeiro tempo, mas foi para o intervalo sem conseguir fazer o gol.

A segunda etapa começou com a mesma pressão da seleção da casa. O time chegou com bastante volume de jogo, mas não conseguia transformar a posse em perigo, com dificuldades para acertar a meta de Gallese.

Aos 26 minutos do segundo tempo, Mina foi derrubado na área e o árbitro marcou o pênalti, mas a penalidade não foi assinalada por um impedimento anterior do zagueiro. Aos 33 minutos, um gol contra quase abriu o placar a favor dos mandantes, mas Gallese espalmou e salvou o Peru.

Como diria o ditado, quem não faz toma. Aos 39 minutos da etapa final, Edison Flores recebeu bela bola enfiada de Cueva e bateu no canto defendido pelo goleiro Ospina, que falhou e deixou passar. Peruanos na frente já nos minutos finais.

A Colômbia se jogou ao ataque para o tudo ou nada, mas não conseguiu fazer os gols. Em um jogo no qual dominou do começo ao fim, os colombianos sofreram com a pontaria e perderam para um adversário que aproveitou o pouco que criou.

FICHA TÉCNICA:
COLÔMBIA 0 X 1 PERU

Local: Metropolitano Roberto Meléndez
Data: 28 de janeiro de 2022, sexta-feira
Horário: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Cartões amarelos: Yerri Mina (COL); Carrilo e Corzo (PER)
Gols: 

Colômbia:  
Peru: Edison Flores (39′ 2ºT)

COLÔMBIA: Ospina; Cuadrado, Yerri Mina, Wilmar Barrios (Harold Preciado), Sánchez e Mojica (Fredy Hinestroza); James Rodríguez, Uribe  (Yimmi Chará) e Luiz Díaz; Borré (Steven Alzate) e Falcão García (Miguel Borja).
Técnico: Reinaldo Rueda

PERU: Gallese; Corzo, Zambrano (Miguel Araújo), Callens e Marcos López (Luis Abram); Tapia, Carrillo, Sergio Pena (Edison Flores), Yotún (Christofer Gonzales) e Cueva; Lapadula.
Técnico: Ricardo Gareca

O post Colômbia perde muitas chances, sofre gol no fim e é derrotada pelo Peru nas Eliminatórias Sul-Americanas apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.